Desde cedo que os nossos professores são figuras principais na nossa educação e na construção do nosso futuro. Hoje, a celebrar o Dia do Professor, decidimos deixar umas palavras àqueles e àquelas que nos acompanharam e ajudaram nestes nossos últimos anos de escola.
Cada um de vocês tem um papel decisivo nos adultos em que nos vamos tornar, gratos por tudo aquilo que nos ensinaram.
O que seria de mim e da Carolina se não fosse a professora de português?
A nossa cultura e conhecimento alargaram-se a grande escala, graças a uma professora que demonstrava sempre um ar apaixonado e feliz quando nos falava de variadíssimos temas.
O que seria de mim e da Alice se não fosse a professora de inglês?
Aprimorámos as nossas aptidões nesta língua, com a ajuda de uma carinhosa professora que abriu portas para nos expressarmos e que decidiu embarcar numa aventura até Londres com os seus alunos.
O que seria de mim e da Carolina sem o professor de Filosofia?
Foi-nos permitido que apresentássemos as nossas opiniões, que fundamentássemos as nossas teses. Estes momentos eram, por vezes, acompanhados por histórias de vida extremamente interessantes e pertinentes do nosso professor e diretor de turma.
O que seria de mim e da Alice sem a professora de Física e Química?
Estudámos desde as fórmulas à teoria, sempre com a ajuda de uma professora muito presente e preocupada, que nos dava conselhos especiais sobre tudo o que precisássemos.
O que seria de mim e da Carolina sem o professor de Educação Física?
Pusemos sempre a preguiça de lado e fizemos de tudo para cumprir os desafios propostos pelo nosso professor – divertido, sempre de bom humor e, também, justo e preocupado.
O que seria de mim e da Alice sem a professora de Matemática?
Fomos desafiadas pelo novo programa: que não foi fácil, diga-se de passagem. No entanto, a nossa professora, exigente, mas muito prática, estava sempre preocupada em ajudar, descomplicando “o bicho-de-sete-cabeças”.
E o que seria de nós sem a professora de Biologia e Geologia?
Enfrentámos os esquemas da fotossíntese e da respiração celular, da série de Bowen e dos tipos de magma. Fizemo-lo com o apoio da nossa professora e primeira diretora de turma, que tinha em vista o nosso sucesso e competência, sendo sempre muito organizada e atenta.
Poderíamos nós as duas ter um futuro tão promissor sem vocês? Lógico que não.
Vocês, professores, são essenciais nas nossas decisões daqui para a frente. A nossa caminhada ao vosso lado pode terminar este ano, mas, destes 12 anos, levamos todo o carinho que recebemos.
Um professor é mais do que alguém que ensina. Ser professor é uma profissão excecional; exige conhecimento, pesquisa, esforço, muita dedicação – é um compromisso. Ser professor é fazer o aluno crescer, mostrar-lhe caminhos, dar as mãos.
Os laços que criámos até aqui são fortes e durarão a vida toda.
Agradecemos os conselhos, as ajudas, as explicações, o tempo perdido com cada um de nós, toda a dedicação; agradecemos as portas que nos abriram, os caminhos que nos mostraram; agradecemos também os problemas que nos propuseram e a forma como nos cativaram a resolvê-los, porque a vida não será feita de coisas simples; e, principalmente, agradecemos as amizades que fizemos. Um professor é um amigo!
Todos os professores nesta sala são importantes, mas os nossos são especiais.
Obrigada pelo amor que têm à vossa profissão e por tudo aquilo que fazem pelos vossos alunos.
Alice - 12º Ano
Ana Carolina – 12º Ano
Escola Secundária de Vila Vede